6 dicas para ter um site eficiente na internet
Sua empresa tem uma logo bonita, um produto legal e o serviço é bem avaliado; mas parece que, ainda assim, os clientes não estão chegando até você pela internet. O fato é que, para criar um negócio de sucesso e realmente se destacar em meio à concorrência – direta e indireta – é preciso ser visto. E ser visto vai além de ter uma loja física aberta ou de contar sobre o seu negócio para os amigos. É preciso estar presente onde as pessoas estão sempre: na internet.
Seja qual for o seu negócio: serviços, produtos, de pequeno ou grande porte; não importa. Para se destacar é preciso fazer parte do dia a dia do seu público e se apresentar de forma criativa e autêntica. Nesse processo de “estar presente no mundo digital”, duas coisas devem ser levadas em consideração: um bom site e uma presença consistente nas redes sociais. Assim, quando seu público for buscar um produto ou serviço que você oferece, as chances de encontrar o seu negócio são muito maiores.
Para ajudar você a rever sua presença online do seu negócio, separamos 6 recomendações que vão desde a criação do site da sua empresa até sua estrutura. Confira e conte com a GW2D para planejar e desenvolver um site para sua empresa.
1. Menos é mais
Na internet, a primeira impressão é a que fica. Para se comunicar com o seu público o melhor é ir direto ao ponto, e explicar de forma clara e objetiva o que a sua empresa faz, quais seus produtos ou serviços é uma opção acertada. Além disso, é bom levar em conta que informações mudam e que vale a pena investir em um site que possua um gerenciador de conteúdo que permita que você posa facilmente incluir novidades e ofertas.
2. Invista no Visual do Seu Site
Não adianta, em se tratando de sites, o visual conta muito. Especialmente por estar em meio a outros mil sites de empresas que ofertam produtos ou serviços similares, o cliente vai acabar optando pelo o que trouxer mais facilidade na navegação. Sites obsoletos, com muitas páginas, links quebrados ou informações antigas afastam de cara qualquer pessoa interessada. É preciso ter um design limpo, que permita facilidade na navegação.
DICA: se não tem como investir em imagens próprias de alta qualidade, utilize imagens de bancos de dados. Porém, lembre-se de que o apelo visual na internet é enorme e ilustrar bem os seus serviços e produtos é muito importante para o seu site.
3. Chame para a ação
Inclua um CTA (call to action) no seu site que chame o seu público para interagir. Através de um link desse tipo você consegue, além de mostrar seus produtos/serviços, ainda construir uma poderosa lista de emails que será útil para promover sua marca em ações posteriores. Esse CTA pode ser para o usuário cadastrar o email e receber um conteúdo exclusivo como um e-book, vídeo ou até mesmo um desconto.
4. Use e abuse de SEO
Conte com SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca. Um bom trabalho de otimização faz com que o seu site apareça mais facilmente pelo seu público quando for pesquisar sobre algum de seus serviços ou produtos na internet. Esse trabalho de SEO vem desde a criação do site e é melhorado através da otimização contínua, que é a criação de conteúdo relevante.
5. Tenha um blog
Como comentamos no item anterior, para melhorar o trabalho de SEO, possuir conteúdos relevantes no seu site é uma das estratégias usadas para conquistar e fidelizar clientes. No que diz respeito a SEO isso melhora o posicionamento do seu site nas buscas; mas, fora isso, ao trazer conteúdos interessantes você passa a virar referência no assunto e assim criar um público cativo. É importante, para esse trabalho, ter pelo menos um artigo por semana. Se você acha que não dá conta de produzir esse conteúdo, vale buscar por ajuda especializada.
6. Integração com redes sociais
Sites e redes sociais trabalham juntos. Não dá para ter só um site ou só uma conta nas redes: um ajuda o outro na construção da marca. Assim aproveite a rapidez das redes para promover e compartilhar conteúdos rápidos, fazendo o link com o post completo no seu site; ou ainda interaja com o público nas redes e chame para efetuar uma ação no site. As possibilidades são infinitas e é uma ótima ação de marketing.
Seguindo essas dicas, as chances de a sua marca ser vista e se destacar aumentam consideravelmente. Se você ainda não usa uma delas, ou percebeu que precisa atualizar alguma, entre em contato com a GW2D Agência Digital e conte com a nossa ajuda.
