Como Funciona o Mecanismo de Busca do Google

Aqui no nosso blog já explicamos sobre o que é SEO e sobre a importância de criar conteúdo de relevância para atrair novos consumidores através da Internet. Também já explicamos as mudanças que o mercado e o comportamento dos consumidores tiveram com a Era Digital, porém, algumas das dúvidas que mais chegam até nós são relacionadas à importância do Google no mercado digital e como ele pode ser tão influente nos resultados da sua presença digital.

Afinal, por que tanto se fala da necessidade de criar conteúdos relevantes e sites otimizados para o Google? Por que o Google é tão importante para o mundo hoje?


Seja na busca orgânica ou em anúncios patrocinados no Adwords, se você quer conseguir um bom posicionamento no Google você precisa primeiro entender o básico, e acredite, é nisso que muita gente peca. De nada adianta partir para o Marketing de Conteúdo e criação de textos mega elaborados e cheios de palavras chaves se você não fizer o básico para que as pessoas cheguem até eles.

Neste artigo não vamos nos aprofundar sobre detalhes de como otimizar o seu site (leia mais sobre isso aqui), mas sim explicar como funcionam as diretrizes, o que é o famoso algoritmo do Google e quais fatores são importantes para garantir que o seu site ajude a sua empresa a obter mais resultados através do Google.

Como trazer pessoas até seu site elaborando uma estratégia em conjunto entre otimização e links patrocinados? Vamos te ajudar com isso.

Orgânico x Patrocinado
Existem alguns tipos de palavras chaves que pertencem à categorias específicas que exigem algumas regras por parte do Google, ou são terminantemente proibidas de ter anúncios pagos. Alguns exemplos são remédios ou produtos relacionados à saúde, que se enquadram nas exceções do Google. Porém, na grande maioria das buscas no Google são encontrados tanto anúncios pagos, quanto resultados orgânicos – inclusive, algumas empresas investem tanto que conseguem estar em primeiro lugar nos dois posicionamentos.

Os links patrocinados normalmente aparecem no topo da página, sempre sinalizados com as palavras “Ad” ou “Anúncio”, e tomam mais ou menos os três primeiros lugares da sua lista, como mostra a imagem abaixo. Antigamente estes resultados eram mostrados em um quadro amarelo antes dos resultados orgânicos da sua busca, porém, o usuário passou a se tornar cada vez mais seletivo. Como as pessoas passaram a ignorar completamente os anúncios de forma até inconsciente, o Google fez mudanças para que os anúncios ficassem mais atrativos e coerentes.

Logo em seguida vem o suprassumo da sua pesquisa online. Aquele link que vai te levar ao site onde 90% das vezes você vai encontrar a solução para a sua busca, e o Google trabalha duro a cada ano para aprimorar seu algoritmo para que isso aconteça em qualquer termo de busca. Obviamente, as posições mais almejadas por toda e qualquer empresa e absolutamente todos os seguimentos: os três primeiros lugares do resultado de busca orgânica.

Segundo pesquisas feitas pelo site Chitika (www.chitika.com), o 1º lugar do Google recebe cerca de 33% do tráfego de pesquisa. O segundo lugar cerca de 18%, e assim consequentemente, à cada posição o número de cliques cai. Cerca de 94% dos usuários sequer visitam a primeira página…. sim, apenas 6% passam para a segunda página!!

Mas como garantir que você vai ser encontrado pelos termos corretos e relevantes ao universo onde seu negócio está inserido?


A Aranha do Google
Para definir quem fica em qual posição, o Google conta com um robô. Também conhecido como Googlebot ou Seach Engine Spider, esse mecanismo literalmente rasteja por todos os tipos de conteúdo disponibilizados para o Google na web, lendo palavra por palavra, termo por termo, do que cada página tem a oferecer e salvando tudo nos servidores do Google, para consequentemente analisar e calcular através de seus algoritmos, quais desses conteúdos tem maior ou menos relevância. Sendo assim, o Google funciona como um catálogo de TUDO o que você pesquisar e estiver disponível, e ainda faz o grandessíssimo favor de segmentar tudo isso, separar por relevância e decidir qual é a melhor solução para a sua busca.

Os servidores do Google trabalham dia e noite, organizando os conteúdos sempre com a finalidade de trazer ao usuário a melhor experiência de busca, ou seja, de satisfazer e solucionar o seu desejo quando se trata do que você procura, independente se é uma informação, um produto, um serviço, ou o que você quiser.

Não é a toa que a Google é a empresa mais valiosa do mundo e merece todo o respeito da humanidade. Ele valoriza e muito o consumidor final, que é o usuário – e não as empresas que anunciam nele e ainda trabalha a todo o tempo para melhorar o algoritmo. E o melhor, o Google faz por você o que nem mesmo você consegue fazer às vezes: entender o que você quer e que tipo de informação pode satisfazer a sua vontade.

O que é relevante para o Google

Existem muitos fatores que fazem parte da pontuação que decide quem fica em qual lugar no ranking, porém, o Google tem algumas limitações. Como por exemplo, ainda não conseguir ler imagens e vídeos, e por este motivo, o conteúdo escrito é priorizado pelos robôs.

Quando se trata de imagens e vídeos, é sempre muito importante que o título da imagem (nome do próprio arquivo que você subiu no seu site) que aparece no código fonte do site seja pertinente ao assunto e também que o texto alternativo (alt text) contenha uma descrição que ajude os robôs a entender do que eles se tratam. Numa loja virtual, por exemplo, isto é de extrema importância, já que as imagens são importantes para ilustrar o produto e estas não são lidas corretamente. Se você não nomeá-las com palavras chaves pertinentes, as mídias acabam sendo contadas como um espaço em branco, podendo impactar até negativamente no ranking.

Existem dois grupos de fatores que influenciam no ranking de um site e que devem ser otimizados quando se trata de um planejamento de SEO: fatores on page e off Page.


Principais fatores de rankeamento On Page
Assim como diz o nome, são fatores dentro de um site ou página que interferem na pontuação do mesmo, como por exemplo, o tamanho do conteúdo e principalmente a qualidade dele, as palavras chaves utilizadas no texto, incluindo títulos e subtítulos. Além disso, o Google leva muito em conta urls amigáveis que contenham palavras chaves e o chamado link building do seu site, que é quando outros sites fazem referência do seu, fator importante para o Google!

Quanto menos palavras chaves e caracteres na sua URL, ou seja, quanto mais clean e direta ela for, melhor. Por exemplo, para a página de contato, orçamento, artigos e sobre a sua empresa, siga o exemplo:

Seusite.com.br/contato
Seusite.com.br/orçamento
Seusite.com.br/artigos
Seusite.com.br/quemsomos

Principais fatores de rankeamento Off Page

Alguns fatores externos ao seu site também tem extrema importância para os algoritmos do Google, pois eles representam a autoridade e credibilidade que o seu site possui.

Os backlinks são os links que apontam para o seu site em outros sites e são extremamente relevantes, pois o Google entende que se você é expert em um assunto é muito provável que algumas pessoas compartilhem os conteúdos do seu site, o que é algo que conta muitos pontos. O Google entende que se as pessoas estão mencionando o seu site, sinal que ele tem relevância.

Os compartilhamentos e menções à as suas páginas em redes sociais também contam pontos e as menções em aplicativos de mensagens como Whatsapp e Messenger também podem ser rastreados e relevantes de forma direta, ou indireta.


Por isso muitas empresas procuram blogueiras ou pessoas que tenham grande influência no mercado digital para fazer o chamado publipost, ou posts publicitários de produtos ou marcas. Encontrar alguém que possa representar sua marca é super eficiente e importante, porém, é necessário escolher a pessoa certa, que combine com a sua marca e com seu público alvo.

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